Psicanálise é a ciência desenvolvida por Freud, que se propõe à compreensão e análise do homem, visto como sendo o resultado do inconsciente.
Na linguagem comum Psicanálise é tida como sinônimo de Psicologia, mas os conceitos técnicos são muito diferentes. Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, e Psicanálise é a procura do significado inconsciente dos atos, palavras e imaginações.
Sabemos que a nossa conduta e os nossos atos representam apenas a ponta de um iceberg, onde a maior parte, a submersa ou desconhecida, é o nosso inconsciente.
A personalidade humana é principalmente fruto de experiências da infância, que determinam o comportamento na vida adulta. O humor, o caráter, a escolha do parceiro e da profissão, por exemplo, são resultados daquelas experiências.
Os medos, traumas e desejos ficam adormecidos no inconsciente e se manifestam nos lapsos e nos sonhos. Há muito se sabe que doenças são na realidade sintomas: a raiva contida pode se transformar em um problema gástrico; a insegurança e a timidez podem ser resultado de uma decepção; o comportamento violento, ter como causa uma violência sofrida.
Pela interpretação dos lapsos e sonhos a Psicanálise ajuda a descobrir esses medos, traumas e desejos
A cura é alcançada pela interpretação do que é mostrado pelo inconsciente. O analisante, em estado de relaxamento, relata o que lhe vem à cabeça, sem censura, crítica, timidez ou vergonha. Tais relatos proporcionam a identificação e solução de angústias que repercutem na área emocional ou pessoal.
A forma mais comum dessas angústias se apresentarem são as neuroses, que se caracterizam pela:
a) ansiedade – quando a pessoa é tomada por sentimentos generalizados e persistentes, sem causas concretas, que acarretam palpitações, tremor, falta de ar, suor, náuseas, trazendo uma exagerada e ansiosa preocupação consigo mesmo;
b) fobias – quando a pessoa passa a ter medo de certas situações, animais, objetos ou locais, sem que haja uma explicação razoável;
c) pensamentos obsessivos – são idéias que se impõem repetidamente à consciência, difíceis de controlar, que levam a pessoa a ações desnecessárias e cansativas.
Através das técnicas psicanalíticas o analisante é levado a conhecer as causas das suas angústias. Conhecida a causa, a solução é imediata.
Isto é Psicanálise: um método para o autoconhecimento, para uma vida com qualidade.
Dr. Antonio Carlos – Psicanalista
Consultórios em Bangu e no Centro tel.: 3045-6331; 9965-3541
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!